terça-feira, 2 de abril de 2013

A ARTE DA ALEGRIA


Rabino Hadar Iehudá Margolin, Editora Sêfer, 303 páginas (14x21 cm, brochura), ISBN 978-85-85583-84-2, 2007

Informações e encomendas através do email  euronigma@sapo.pt 
***
Bessimchá Uvtuv Levav
"O homem de fé sente que Deus é um Pai misericordioso, que cuida e protege, que lhe faz o bem e não o deixa tropeçar. Mais ainda, tudo o que acontece na vida do homem toma um sentido de "isto também é para o bem" e de "tudo o que vem dos Céus é para o bem". Ou seja, todas as acções de Deus são direccionadas para o bem, independentemente de como o homem o compreende e sente-o. Assim sendo, qualquer acontecimento que nos é enviado dos Céus é o maior e mais merecido bem. Portanto, que motivo pode haver para preocupação e tristeza?"
***
"A alegria não está sob controle total da pessoa. Os sentimentos do coração não são como as mãos e os pés, que são controlados e subordinados às instruções do cérebro. Os sentimentos têm as suas próprias regras. Às vezes, tem-se a impressão que não é qualquer um que cconsegue estar imerso em alegria. Parece que a alegria é algo que chega quando está tudo bem, mas, quando há problemas, a pessoa já não consegue ficar alegre, pois isto está além do seu controle.
Isto é certamente um erro!
Se fomos comandados pela Torá a estar imersos em alegria – ou seja, isto é uma mitsvá" -, então certamente temos a força e a habilidade para cumpri-la. Este é o objectivo do livro A Arte da Alegria: demonstrar como a pessoa pode alcançar a legria e como fortalecer a pessoa que procura pela alegria, direccionando-a no caminho que a fará chegar a essa meta tão sublime."
Rabino Hadar Iehudá Margolin - Jerusalém
***
"É sabido que a alegria sentida ao cumprir-se uma mitsvá é uma mitsvá por si só. E, assim como a mitsvá é um serviço a Deus, bendito seja, a alegria também é chamada de serviço, como está escrito:"Por não teres servido ao Eterno, teu Deus, com alegria e contentamento"; e é por isso que está escrito "Sirvam ao Eterno com alegria" (Salmos 100:2) - querendo dizer que a alegria é o serviço Divino completo."
Rabênu Bacheiê

Sem comentários:

Enviar um comentário