quarta-feira, 3 de abril de 2013

IMORTALIDADE, RESSURREIÇÃO E IDADE DO UNIVERSO


Rabino Aryeh Kaplan, Editora Sêfer, 198 páginas (16×23 cm, capa flexível), ISBN 85-85583-49-5, 2003

Informações e encomendas através do email  euronigma@sapo.pt 
***
Uma Visão Cabalística com o apêndice Derush Or Hachayim
Um dos eruditos mais importantes, prolíficos e criativos da geração passada, o rabino Aryeh Kaplan escreveu sobre a Bíblia, as leis, o misticismo e o pensamento judaicos. Ao falecer, deixou uma série de trabalhos não publicados, entre eles a colectânea Imortalidade, Ressurreição e Idade do Universo: Uma Visão Cabalística.
Ao contrapor ensinamentos antiquíssimos às mais recentes descobertas científicas, o rabino Kaplan brinda-nos com alguns de seus textos mais incisivos e estimulantes. Navegando pelas águas profundas da Cabalá, mostra, por exemplo, como a idade do universo segundo a ciência moderna condiz com a cronologia da Criação relatada no Livro do génesis, e como a longevidade dos Patriarcas antes do Dilúvio e a ressurreição dos mortos podem ser explicadas em termos biológicos.
A obra inclui ainda uma discussão sobre a astrologia e judaísmo e uma visão mística sobre o relacionamento entre o homem e a mulher. Também faz parte deste volume o texto original em hebraico e a tradução do famoso artigo "Deruch Or Hachayim" do rabino Israel Lipschitz, autor do clássico comentário "Tiféret Israel" sobre a Mishná. Escrito em 1845, foi a primeira abordagem judaica sober a descoberta de fósseis de milhões de anos à luz da Torá.
***
Sobre o autor:
O Rabino Aryeh Kaplan foi um mundialmente famoso erudito da Torá que produziu mais de cinquenta livros em sua breve vida, entre eles Meditation and Bible, Sêfer Ietsirá – O Livro da Criação e O Bahir.
As obras de Kaplan incluem comentários e traduções de antigas e obscuras obras de eruditas bíblicos e cabalistas, assim como livros aconselhando jovens judeus sobre os méritos do estudo e observância da Torá. Durante um período foi editor da revista Jewish Life, traduziu um enorme comentário sobre a Torá da autoria do Rabino Sefaradi Iaacov Culi e produziu uma original tradução/comentário dos Cinco Livros de Moisés, que chamou de Torá Viva.
Aryeh Kaplan nasceu no Bronx, Nova Iorque, estudou na Yeshivá local e continuou sua educação em Yeshivot de Israel. Durante um tempo entrou no campo da ciência e foi, por um breve período, o mais jovem físico empregado pelo governo dos Estados Unidos antes de devotar sua vida ao estudo da Torá. O Rabino Aryeh Kaplan faleceu aos 48 anos, em 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário