quinta-feira, 4 de abril de 2013

ANATOMIA DA ALMA - ENSINAMENTOS DO REBE NACHMAN DE BRESLAV

Anatomia da Alma
Chaim Kramer, Editora Sêfer, 536 páginas (16x23 cm, flexível), ISBN 978-85-85583-82-8, 2008

Informações e encomendas através do email  euronigma@sapo.pt 
***
Anatomia da Alma -  Ensinamentos do REBE NACHMAN DE BRESLAV
Você já se perguntou qual é o significado da passagem bíblica que afirma que “o homem foi criado à imagem de Deus”? Como Deus não têm forma nem figura, em que consiste essa “imagem Divina”? Onde e como ela se manifesta?
Nos textos bíblicos, talmúdicos e midráshicos, há muitas referências aos “poderes Divinos” que o ser humano possui. Porém, é a Cabalá que explica conceitos como a criação do mundo dentro do espaço esvaziado, a formação dos universos celestiais, as personas Divinas e as dez sefirot. Ele também esclarece como a humanidade – o ser humano físico – reflete a estrutura completa dos amplos poderes e atributos espirituais que Deus criou.
***
Anatomia da Alma baseia-se nos ensinamentos do Rebe Nachman de Breslav (1772-1819), um dos maiores mestres chassídicos, e de seu discípulo mais próximo, o Reb Natan (1780-1844), e examina essas ideias e os poderes espirituais e místicos do homem, dando-lhes aplicação prática. O livro apresenta uma análise de todos os aspectos do corpo humano – os sistemas locomotor, circulatório, respiratório, reprodutor e outros – mostrando como eles se relacionam com as dez sefirot, os cinco níveis da alma e a capacidade de controle que o ser humano pode exercer sobre os universos espirituais ocultos.
O Rebe Nachman transmite uma mensagem muito clara: Todo indivíduo – sem exceção – pode começar imediatamente a produzir mudanças em sua vida, dependendo apenas de seu esforço. O ser humano é capaz de subir a escada espiritual e internalizar uma iluminação cada vez maior.
***
Sobre o autor:
O Rabino Chaim Kramer, estudioso dos ensinamentos de Breslav há mais de 40 anos, fundou o Breslav Research Institute em 1979. O Instituto publicou mais de 50 títulos baseados nos escritos do Rebe Nachman. Kramer já produziu comentários para nove volumes da tradução do Licutê Moharan (a obra prima do rebe Nachman), que ainda não foi concluída.