sábado, 30 de março de 2013

UMA LETRA DA TORÁ


Uma jornada ao âmago do legado espiritual da religião mais antiga do mundo
Rabino Jonathan Sacks, Editora Sêfer, 288 páginas (16x21 cm, capa flexível), ISBN 85-85583-45-2, 2002 (2ª edição)
Informações e encomendas através do email  euronigma@sapo.pt 

***
O Baal Shem Tov, rabino do século XVIII que fundou o Chassidismo, comparou o povo judeu a uma Torá via, na qual cada judeu é uma letra do texto sagrado. No pergaminho, uma única letra danificada invalida a Torá. No judaísmo, a ausência ou o afastamento de um único indivíduo faz todo o povo sofrer. O Rabino Jonathan Sachs usa esta metáfora para construir uma argumentação apaixonada em prol da prática religiosa nessa época secular, e nos convida a participar activamente da preservação de uma tradição tão rica e envolvente quanto a nossa. Nunca antes um livro expressou com tanta eloquência o regozijo de ser judeu. Esta é a história da esperança de um homem em relação ao futuro – um futuro no qual a geração dos nossos filhos abraçará com alegria toda a beleza da religião mais antiga do mundo.
***
Prefácio do Autor Hoje, em toda a Diáspora, um em cada dois judeus casa-se fora da religião, ou simplesmente não se casa, ou toma a decisão de não formar um lar judaico, ter filhos judeus e dar continuidade à história judaica. Em momentos assim, raros na nossa história, nos deparamos com a pergunta: Quem sou eu e por que devo permanecer judeu? É uma pergunta que nunca pode ser respondida abstractamente. Ela é profundamente pessoal e pede uma resposta pessoal. Este livro é a minha resposta pessoal. Nenhum de nós pode responder em nome de outra pessoa. Mas, às vezes, saber o que outros pensavam sobre o assunto ajuda, e por isso decidi publicar o livro como uma carta aberta à próxima geração. Escrevê-lo acabou por tornar-se uma jornada de descobrimento. Todas as vezes que perguntei não "O Quê?", mas "Porquê?", encontrei o judaísmo a revelar-se aos meus olhos de uma forma que jamais vira. Por esta razão, no coração da história que tenho para contar está a minha própria teologia do judaísmo, algo que eu nunca havia escrito antes. Quanto mais eu me aprofundava no mistério que envolve a sobrevivência do judaísmo, mais nitidamente percebia a originalidade, a precisão, a pura sanidade de sua visão do mundo e da humanidade, e de como ela é pouco compreendida por nós mesmos e por outros, mesmo hoje em dia. Precisamos voltar aos nossos textos. A crise é criativa. Ao contrário do que acontece em períodos mais calmos, ela permite-nos encontrar uma antiga herança de uma nova maneira. Ofereci o primeiro exemplar deste livro ao no nosso filho Joshua e à nossa nora Eve no dia do seu casamento. É o meu presente a eles. É também um tributo ao meu pai, de abençoada memória, e ao que aprendi com ele. Este é o meu Yizcor, a prece que faço em sua memória. Porque quando os judeus se lembram, eles o fazem em nome do futuro, o lugar onde, se formos fiéis, o passado nunca morre. Rosh Chodesh Elul, 5760
***
Sobre o Autor: O Rabino Jonathan Sacks é, desde 1991, Rabino-Chefe da Grã-bretanha e Comunidade Britânica. Educado em Cambridge e Oxford, leccionou em universidades e liderou congregações na Inglaterra, em Israel e nos Estados Unidos. Autor de vários livros, entre eles "Arguments for the Sake of Heaven" e "The Politics of Hope", ele vive em Londres, Inglaterra.

Sem comentários:

Enviar um comentário