domingo, 5 de maio de 2013

JUNTOS... UM SÓ POVO

Capinha juntos
Shlomo Carlebach, Editora Sêfer, 184 páginas (14x21 cm, brochura), ISBN 85-85583-68-1, 2004
Informações e encomendas através do email  euronigma@sapo.pt 

***
Contos
Na Hagadá de Pêssach dizemos: “Conta-me que, em certa noite de Pêssach, estavam reunidos cinco dos maiores sábios de Israel, em Benê Berac: Rabi Eliézer, Rabi Iehoshúa, Rabi Elazar bem Azaria, Rabi Akiva e Rabi Tarfon, e contavam histórias… a noite toda”. Eu e certamente vocês também, como fazem todos os bons judeus, questionamos como se deve educar as crianças. É lógico, com muito estudo ― “contavam histórias… a noite toda”. A educação começa com histórias. SOMENTE COM HISTÓRIAS. Rabino Shlomo Carlebach
Por tudo, seja exaltado, santificado, louvado, glorificado, elevado e engrandecido o Nome do Rei dos reis, o Santíssimo, bendito seja Ele, em todos os mundos que criou, neste mundo e no mundo vindouro, conforme Seu desejo, e o desejo dos que O veneram, e o desejo de toda a Casa de Israel. Rochedo de todos os mundos, Senhor de todas as criaturas, Deus de todas as almas, que sentas na plenitude das Alturas, que habitas os Céus, que Sua santidade está sobre as criaturas e o Trono da Glória.
Portanto, santificas o Teu Nome em nós, Eterno, nosso Deus, diante d todo ser vivo, e diremos diante de Ti um canto novo, como está escrito: “Cantai a Deus, cantei louvores ao Seu Nome; exaltai Aquele que monta nos Céus, com Seu Nome lá, e exultei diante Dele”.
E veremos com nossos próprios olhos ao voltar à Sua Morada, como está escrito: “Porque com seus próprios olhos verão quando o Eterno voltar a Tsión”. E foi dito: “A glória do Eterno se revelará, e toda criatura juntamente a verá; pois o Eterno sentenciou assim”.
Oração recitada após a retirada da Torá da Arca Sagrada no Shabat e dias festivos.
***
Sobre o autor:
O Rabino Shlomo Carlebach nasceu na Alemanha em 1925. Ainda jovem, mudou-se para os Estados Unidos, onde estudou em yeshivot e foi considerado um prodígio. Foi discípulo do Sábio Rabino Aharon Kotler ZT”L (abençoada seja a memória desse justo!) e do ilustre mestre, o Rebe de Lubavitch ZT”L.
Ocupou-se todos os dias de sua vida com a aproximação das almas ―  entre o homem e seu semelhante; entre marido e mulher; e entre o Povo de Israel e Deus. Destacou-se especialmente pela sua habilidade de penetrar no âmago do coração e da alma de seus ouvintes, revelando-lhes a luz da Torá e do judaísmo.
Gostava das pessoas e buscava aproximá-las da Torá. Em suas palestras, costumava entremear ensinamentos bíblicos como histórias sobre figuras judaicas eminentes, bem como sobre judeus simples e humildes, com numerosas boas acções.
Contava suas histórias, cheias de encanto, profundidade e sabedoria de vida de forma agradável e prazerosa, que conquistava o coração de todos os que as ouviam. Todas as vezes que visitou o Brasil empolgou a plateia com seu carisma e devoção. Neste livro foram transcritas algumas das suas melhores histórias, mantendo-se seu estilo vivo e fluente. O Rabino Shlomo Carlebach faleceu em 1994, sendo enterrado na cidade santa de Jerusalém.
“Em sua boca estava um ensinamento verdadeiro,
Em seus lábios não se encontrava injustiça;
Em paz e retidão caminhava comigo,
E fazia retornar a muitos da iniquidade.”
(Malaquias 2:6)

Sem comentários:

Enviar um comentário